quinta-feira, 14 de julho de 2011

SHALOM!!! QUE SEJAMOS FIÉIS AO SENHOR PARA ALCANÇAR A GRAÇA ETERNA!!! AMÉM!!!

Evangelho (Mateus 10,16-23)
Sexta-Feira, 8 de Julho de 2011
14ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.
18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.
21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não aca­bareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


BREVE COMENTÁRIO: Neste Evangelho, Jesus nos fala que a evangelização não vai ser fácil, teremos provações e cabe a cada um de nós enfrentá-las! Que sejamos fiéis ao Senhor para podermos chegar a Graça Eterna!!! Amém!!


Santo Eugênio
8 de Julho

Um dado importante é que de cada três Papas, praticamente, um foi oficialmente declarado santo. Assim aconteceu com Santo Eugênio, que se tornou para a Igreja o homem certo para o tempo devido. Eugênio III nasceu no fim do século XI, em Pisa na Itália e, depois de ordenado, consagrou-se a Deus como sacerdote, até que abandonou todas suas funções para viver como monge.

O grande reformador da vida monástica – São Bernardo – o acolheu a fim de ajudá-lo na busca da santidade, assim como no governo da Igreja, pois inesperadamente o simples monge foi eleito para sucessor na Cátedra de Pedro. A Roma da época sofria com a agitação de Arnaldo de Bréscia, que reclamava instituições municipais com eleições diretas dos senadores, talvez por isso chegou a impedir a ordenação e posse de Eugênio, já que tinha sido eleito pelo Espírito Santo numa instituição de origem divina.

O Papa Eugênio teve muitas dificuldades no governo da Igreja, tanto assim que, teve de sair várias vezes de Roma, mas providencialmente aproveitou para evangelizar em outras locais como Itália e França. Além de promover quatro Concílios e lutar pela restauração dos santos costumes, Santo Eugênio zelou pela salvação das almas, com tanta dedicação, que passou por inúmeros sofrimentos.

Santo Eugênio, Rogai por nós!


08 - 07 -11 SEXTA FEIRA.


* Começamos hoje o 1° ECC de Cambira. Rezem por nós.
* Depois de amanhã, domingo do dízimo, não esqueçam o envelope de julho. Deus Seja Louvado pelo nosso dízimo!
* Toda segunda feira, aqui em Marilândia acontece a Pastoral da Sobriedade, às 20 horas no centro de catequese.
* Já está acontecendo a Escola Vivencial da fé aqui em Marilândia. Toda quinta feira às 8 da noite.
* Acessem os sites: (www.esperancafm.com) (www.angelocasagrande.blogspot.com) (www.equipesav.blogspot.com)
* Ouçam todos os dias, na Rádio Nova Am de Apucarana, às 15 horas, minha "Mensagem da Tarde".


"PRUDÊNCIA E SIMPLICIDADE" (Mt 10, 16-23)
(www.berimbaunoticias.com)


Durante o meu curso de Teologia no Instituto Paulo VI de Londrina, passei por sérias crises. Quase fui mandado embora do Seminário. Éramos 11 Seminaristas, das Províncias Eclesiásticas de Maringá e Londrina. Éramos a 1ª turma do Curso Teológico das duas Províncias. As aulas foram assumidas pelos Freis Capuchinhos. Havia muitas dificuldades em todos os sentidos. O Reitor viajava muito e parava pouco no Seminário e quando estava presente havia pouco interesse por nós. Éramos tratados com inferioridade. O clima foi ficando insuportável.
Certo dia, organizamos uma carta aos Bispos das duas Províncias fazendo vários pedidos. Entre eles, pedimos a troca do Reitor. Como era ele mesmo que ia levar a carta aos Bispos, fizemos uma reunião com ele e lemos a carta. Sendo eu que li a carta, fiquei marcado como líder de revolução. O Reitor ficou nervoso, mas levou a carta. Ficamos todos anciosos. No dia seguinte, havia um papel no mural, com a resposta dos Bispos. Todas negativas. Não houve nenhuma reunião para nos explicar. O nervosismo foi geral. Seguiram outros desdobramentos. Fomos chamados pessoalmente pra conversar na sala do Reitor. Depois enviados para conversar com o nosso Bispo.
Era uma manhã de sábado e Dom Domingos (de saudosa memória) nos recebeu com certa indiferença. Parecia estar bravo conosco. Éramos apenas dois Seminaristas de Apucarana: Luiz Antônio Burim e eu. Parecíamos réus no tribunal e íamos ser julgados pelo juíz. Ficamos pensando no que íamos dizer ao Bispo. Devíamos dizer a verdade com simplicidade. Foi isso que Jesus orientou aos Discípulos: Ser prudentes como as serpentes e simples como as pombas! (Mt 10, 16-23). Depois de um tempo de espera o Sr. Bispo nos atendeu, nos deu umas broncas e depois nos orientou e ajudou.
É confirmada a orientação de Jesus, que não é preciso preparar discursos em nossa defesa quando formos acusados. Se agirmos pela verdade, prudência e simplicidade o Espírito Santo falará por nós. Claro que tem que ser dentro da verdade. O Espírito Santo não age na mentira. Jesus enviou os Discípulos como ovelhas no meio de lobos e os avisou que seriam perseguidos até pelos próprios parentes. Mas que não precisavam preparar palavras de defesa.
Essas Palavras de Jesus também são válidas pra nós. Devemos ter cuidado com a maldade humana, mas não ter medo nem abandonar a missão. Sei que a maldade do inimigo é grande, mas se ficarmos unidos venceremos! Por isso que continuo insistindo para rezarmos juntos e trabalharmos unidos...




ORAÇÃO:

Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Aumentai em nós a Graça da Prudência e da Simplicidade!
- Fazei-nos mais confiantes no Poder do Espírito Santo!
- Não permitas que o medo interrompa a nossa missão!
- Eliminai dos corações humanos, toda maldade contra os seguidores de Jesus!
- Aceitai nossos louvores pela Obra do Espírito Santo entre nós...
AMÉM!



Dinâmica: " da folha de revista"

OBJETIVO: essa dinâmica serve para trabalhar o ego e o convívio com as pessoas..

Material: folhas de revista, pátio ou sala, todos sentados em círculo

Procedimento: Dar uma folha de revista a cada participante e pede para que amassem bastante a folha, após todos amassarem pede para que desamassem novamente deixando a folha como era antes.
Ninguém irá conseguir, então explica-se que a folha representa as nossas palavras que uma vez ditas não podem mais serem consertadas, por isso devemos ter cuidado ao falar para que não venhamos a machucar o próximo, pois uma vez aberta a ferida será dificíl cicatrizar!



MENSAGEM: "O TRIGAL"

Narra uma lenda judaica que dois irmãos que haviam vivido sempre na cidade, resolveram fazer um passeio no campo.

Enquanto caminhavam, viram um homem que arava uma grande porção de terra e acharam muito estranho, não conseguindo entender porque ele destruía assim a campina.

Na seqüência, observaram que o homem colocava sementes nos sulcos que fizera.

Um dos irmãos achou que o campo era um local de loucos, pois jogava fora trigo bom. Por isso, voltou à cidade.

O outro irmão, contudo, observou que poucas semanas depois, os pés de trigo começaram a brotar. O campo era um imenso tapete verder.
Escreveu para o irmão da cidade a fim de que ele viesse verificar, com seus próprios olhos, a maravilha.

Ele veio e realmente se maravilhou. Mas, passados alguns dias, o verde dos brotos foi dando lugar ao dourado.

Então ambos entenderam o trabalho do semeador.

Depressa o trigo amadureceu. O semeador trouxe a foice e começou a ceifar.

O irmão que havia retornado à cidade não conseguia acreditar no que via:

O homem parece doido, dizia. Trabalhou o verão todo e agora destrói, com suas próprias mãos, a beleza do trigal maduro.

E voltou para a cidade, fugindo do campo.

O outro tinha mais paciência. Ficou e seguiu o fazendeiro. Assistiu a colheita, viuo levar o trigo para o celeiro.

Observou como ele retirou o joio do trigo e o cuidado com o armazenamento.

Sua admiração foi ainda maior ao se dar conta de como um saco de trigo semeado se transformara na colheita de todo um trigal. Só então compreendeu a razão por detrás de cada ato do semeador.

Muitos de nós somos como o irmão impaciente da lenda. Não aguardamos o tempo nem os resultados e julgamos Deus pelas aparências. Pelo imediatismo.

Do plano terreno, que se assemelha a um vale muito grande, não conseguimos ter a visão ampliada da totalidade, nem constatar a sabedoria do plano divino.

Deus tudo realiza com justiça,
misericórdia e amor.

Cabenos cultivar a paciência e buscar a montanha da meditação, da instropecção, para lhe descobrir a grandeza!!


Deus o abençoe abundantemente hoje, amanhã e sempre!!!




RECEITA DE SOPA COMPLETA DE MANDIOCA


1 colher (sopa) de óleo
1 cebola picada
250g de músculo em cubos pequenos
1 cebola picada
1/2 kg de mandioca sem casca, cortada em pedaços pequenos
1 cenoura grande em rodelas
3 tabletes de Caldo MAGGI de Coentro, Cominho e Louro
2 xícaras (chá) de escarola picada
2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada



1.Em uma panela de pressão, aqueça o óleo, refogue a cebola
2.Junte os cubos de carne e refogue por cerca de 10 minutos
3.Acrescente a mandioca, a cenoura, dois litros de água quente e os tabletes de Caldo MAGGI
4.Misture bem, tampe a panela e cozinhe por cerca de 30 minutos após pegar pressão ou até que a carne fique macia
5.Desligue o fogo, espere sair toda a pressão, abra a panela e bata metade da sopa em um no liquidificador
6.Volte a sopa batida à panela, junte a escarola e misture com a sopa restante
7.Aqueça por cerca de 5 minutos ou até ferver
8.Sirva polvilhada com a cebolinha

Informações Adicionais

◦DICA
Se desejar, substitua o músculo pela mesma quantidade de linguiça calabresa fatiada.

FAZ BEM SABER
O músculo é uma carne muito saborosa e ideal para o preparo de molhos, ensopados, carnes de panela e sopas. Retire a gordura aparente e tenha uma sopa mais saudável.

Bom apetite.


RECEITA DE BRIGADEIRO MOÇA BRASIL

1 lata de Leite MOÇA® Tradicional
1 colher (sopa) de NESCAFÉ® Original
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de nozes moídas
1 xícara (chá) de Chocolate em Pó DOIS FRADES®
1 colher (sopa) de manteiga para untar
40 grãos de café para decorar



1.Em uma panela coloque o Leite MOÇA com o NESCAFÉ e a manteiga
2.Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (que corresponde a cerca de 10 minutos)
3.Retire do fogo, misture as nozes, passe para um prato untado e deixe esfriar
4.Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e passe-as no Chocolate em Pó DOIS FRADES
5.Sirva em forminhas de papel decoradas com os grãos de café
6.Dica: Se desejar, decore com nozes inteiras




CAROS AMIGOS DECOLORES E CURSILHISTAS!! GOSTARIA DE COMUNICÁ-LOS QUE POR MOTIVO PESSOAIS ESTAREI FAZENDO NOSSO BLOG UMA OU DUAS VEZES POR SEMANA, INFELIZMENTE!! MAIS ESPERO RETOMAR AS ATIVIDADES NORMAIS EM BREVE, COM A GRAÇA DE DEUS!!!POR ENQUANTO FAREMOS O QUE FOR POSSÍVEL!!!

CAROS AMIGOS DECOLORES E CURSILHISTAS!! E CONTINUO A LEMBRAR QUE ESTE BLOG É DE TODOS E TODOS PODEM AJUDAR A FAZER COM QUE ELE SEJA BEM COMUNICATIVO!! OBRIGADO PELA FIDELIDADE E O CARINHO COM QUE VOCÊS ME ACOMPANHAM E ME SEGUEM!!COM A GRAÇA DE DEUS TEMOS MAIS UM COLABORADOR, NOSSO QUERIDO PADRE NATALICIO!!!



GOSTARIA DE LEMBRAR QUE AOS DOMINGOS NÃO ESTAREI BLOGANDO COM VOCÊS, POIS ESTE É O DIA DO SENHOR E DEVE SER DEDICADO AS CELEBRAÇÕES!!



MEUS IRMÃOS CURSILHISTAS! NÃO ESQUEÇAM DE PARTICIPAR DAS ESCOLAS VIVENCIAIS, POIS É NELA QUE APRENDEMOS A CONHECER O MCC (MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE). TODA SEMANA TEM ESCOLA E EM TODAS AS CIDADES! VALE A PENA PARTICIPAR!!

MEUS IRMÃOS JOVENS CURSILHISTAS! NÃO ESQUEÇAM DE PARTICIPAR DAS ESCOLAS DE CURSILHO!!!

AH JÁ IA ESQUECENDO! DIA 16/07 (SÁBADO AGORA) VAI TER UMA MEGA MACARRONA REALIZADA PELOS JOVENS CURSILHISTAS, NA PARÓQUIA CORAÇÃO EUCARÍSTICO DE JESUS (PERTO DO CONDOR)!! TODOS ESTÃO CONVIDADOS, É APENAS R$ 10,00!! E MUITA FESTA E MUITA MÚSICA!!


PESSOAL DO DECOLORES! LEMBRANDO QUE DIA 16/07 (SÁBADO AGORA) VAI TER EM ARAPONGAS, UMA FANTÁSTICA CRISTOTECA DO DECOLORES DA PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS, DO PADRE RUI! PESSOAL, SEGUNDO OS ORGANIZADORES JÁ ESTÁ TUDO BOMBANDO PRA SER UM GRANDE EVENTO! CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS!! O INGRESSO É APENAS R$ 7,00 ANTECIPADO! NA HORA SERÁ R$ 10,00! HAVERÁ MUITA FESTA, COMES E BEBES E MUITA MÚSICA!!

PARABÉNS AOS QUE PARTICIPARAM DO PÓS NESTE DIA 10/07, NA PARÓQUIA CRISTO PROFETA! O ENCONTRO FOI MARAVILHOSO!! OBRIGADO AO MÁRCIO COORDENADOR DA ESCOLA JOVEM DE APUCARANA QUE CONDUZIU MUITO BEM O ENCONTRO!! DEUS O ABENÇOE SEMPRE NESTA CAMINHADA DE EVANGELIZAÇÃO!!! AMÉM!!!



CONTINUO A INSISTIR: NÃO ESQUEÇAM DE MANDAR FOTOS DOS EVENTOS QUE ESTÃO ACONTECENDO NA NOSSA DIOCESE E NAS DIOCESES IRMÃS TAMBÉM!! VAMOS FAZER NOSSO BLOG SER INSTRUMENTO DE EVANGELIZAÇÃO E DE INFORMAÇÃO, CERTO??! MANDEM PELO MEU EMAIL!!



















PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DESTE DIA! QUE DEUS OS ABENÇOE E OS PROTEJA NESTA CAMINHADA!!


CAROS AMIGOS DECOLORES E CURSILHISTAS!! O PRAZO PARA A ENTREGA DOS DESENHOS É DIA 31/07, FALTA POUCO TEMPO PARA VOCÊS MANDAREM!! AS DIOCESES DO NOSSO GER, TAMBÉM VÃO PARTICIPAR!! QUE BELEZA TODOS UNIDOS EM PROL DE UMA REALIDADE!! VAMOS LÁ! LEMBRAMOS QUE NO BLOG DO FRED CIAPPINA JÁ TEM ALGUNS DESENHOS A SEREM VOTADOS!! ENTREM E DÊ OS SEUS VOTOS!!!

SEGUE AS REGRAS E NORMAS PARA FAZER!!

Olá queridos amigos Cursilhistas da nossa Diocese e também de outras Dioceses que já estão realizando o Decolores para Adolescentes:

Pelo fato da logo atual do Decolores ser confundida com outra logo (bandeira gay), surgiu então a idéia de mudarmos um pouco, não totalmente, pois a base não deve ser mudada, senão descaracterizaríamos muito; conforme já conversado no nosso Retiro do GED em FEV passado, o nosso Coordenador Regional/Carlos Alberto Reis mais o Assessor Eclesiástico/Pe Nilson Caetano, lançaram a idéia de abrirmos para todos que participam do Decolores (inclusive de outras Dioceses) possam fazer sugestões nesta troca.

ESTA LETRA NÃO PODE SER MUDADA, DEVE SER PERMANECIDA COM DESENHO TRABALHADO


ALGUMAS REGRAS PARA NOVA LOGO DO DECOLORES

Esclarecimento:
A atual logomarca do Decolores é muito linda e encantadora. Mas devido aos fatos já divulgados, teremos então que providenciar uma ligeira mudança nesta logomarca, sem que ela perca sua forma original no padrão das letras.

01 - Não será permitido a mudança da letra original do Decolores. (segue foto anexa)
02 - Observar sempre os padrões de cores do Decolores.
03 - Os espaços utilizados poderão ser abaixo ou acima (ou ambos) da letra padrão.
04 - Sempre ter em mente a facilitação do desenho para a estamparia.05 - Os Desenhos terão que ser enviados ao E-Mail: ednamantovani@uol.com.br no formato JPG (foto) e as explicações, ou seja, o porquê da nova logo, até o dia 31/07/2011.
06 - Uma comissão eleita pela coordenação irá selecionar os melhores trabalhos para serem levados na Assembléia Diocesana do GED Apucarana que acontecerá no dia 21/08/2011 para a escolha da melhor logo.
07 - Só serão aceitas logomarcas que chegarem até o dia 31/07/2011.
08 - Este evento não terá caracter de concurso, e nem de premiação, mas sim de colaboração para com o GED.

Para melhor orientação espiritual , segue abaixo texto do Pe. Nilson Caetano Ferreira, Assessor Eclesiástico do GER e um dos fundadores do Decolores:

Ao criarem uma LOGOMARCA para o Decolores levem em conta as seguintes orientações:
O decolores nasceu com uma finalidade específica: Ajudar a Pastoral dos Adolescentes na Diocese de Apucarana a se fortalecer e criarem um vínculo forte através do conhecimento da pessoa de Jesus Cristo e se comprometrem na comunidade.
Os princípios básicos na criação da Logomarca, portanto devem ser os seguintes:

- Buscar integrar Pastoral dos Adolescentes e Movimento de Cursilho com toda a sua estrutura física e espiritual - Portanto um dos primeiros elementos deve ser o da Integração. (O movimento está a serviço de uma pastoral que precisa de apoio - lembremos o papel itinerante e missionário de nosso movimento logo que nasceu o Decolores).
- Outro elemento fundamental que não deve faltar: A mística nasce do Livro de 'Vantuan' - Numa refeição é preciso combinar os diversos elementos da vida - Ao prepara rmos uma refeição, vários elementos entram em jogo. E quando sentamos à mesa nos deparamos com uma riqueza grandiosa de realidades que não nos apercebemos delas. Em sintese: busquemos a transformação de nossas realidades e a mudança pessoal, através do esforço e da convivência com o diferente.
Um terceiro elemento que caracteriza a riqueza - Os dons do Espírito Santo. O Espírito Santo move e transforma a vida pessoal, familiar e comunitária.
Lembremos do principio da carta de compromisso que os adolescentes escrevem para os pais no primeiro dia, lembremos do princípio da vida, um dom de muitas cores, lembremos dos ossos ressequidos que ganham vida na força vivificadora do Espírito.

Creio que com estes elementos uma boa logomarca nascerá.
INTEGRAÇÂO _ TRANSFORMAÇÃO/CONVERSÃO - UNIDADE/BÍBLIA SAGARADA - DIVERSIDADE

É preciso que a Logomarca tenha sempre um TEXTO bÍBLICO QUE A INSPIRE, que as mensagens do Decolores, com a sua inspiração Bíblica primeira oriente os criadores desta bela logomarca.
Contando com a colaboração de todos os envolvidos com Decolores!
Shalom!

Edna Cristina Mantovani Borges
Coordenadora MCC Apucarana







EU DESEJO UM BOM COMEÇO DE SEMANA PARA TODOS VOCÊS!! QUE DEUS OS ABENÇOE E OS GUARDE NAS SUAS ATIVIDADES!! AMÉM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário