quinta-feira, 19 de maio de 2011

SHALOM!!! QUE SAIBAMOS ESTAR ATENTOS A NECESSIDADE DE NOSSOS IRMÃOS!!!

Evangelho (João 13,16-20)
Quinta-Feira, 19 de Maio de 2011
4ª Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes.
18Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou.
20Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


BREVE COMENTÁRIO: Neste Evangelho, Jesus vem nos mostrar a sua origem, ou seja, de onde Ele vem; Deus o envia para cumprir sua Palavra e Jesus a cumpre a risca! Ele nos pede humildade para servir e ajudar os que necessitam! Que tenhamos a vontade de servir e estar sempre pronto para ajudar os que precisam! Isto é fazer a Vontade de Deus!! Amém!!


Santo Ivo
19 de Maio

Nasceu em Bretanha, região administrativa do oeste da França, em 1253.
Ivo recebeu uma ótima formação, formando-se em Filosofia, Teologia, Direito Eclesiástico e Civil. Um santo advogado, juiz e sacerdote.


Partiu para o céu com apenas 50 anos, mas deixou um testemunho muito forte, reconhecido como o 'advogado dos pobres'.

Santo Ivo inclinou seu coração na presença de Deus, na busca da verdade, da misericórdia, da justiça e do amor.

O santo de hoje diz à família forense e a todos nós que, viver o amor e a justiça, é possível em Cristo Jesus.

Santo Ivo, Rogai por nós!


Dinâmica: "Sociograma"

OBJETIVO: Esta dinâmica é, geralmente, desenvolvida a fim de se descobrir os líderes positivos e negativos de um determinado grupo, pessoas afins, pessoas em que cada um confia. É muito utilizada por equipes esportivas e outros grupos..

Material: papel, lápis ou caneta.

Desenvolvimento: Distribui-se um pedaço de papel e caneta para cada componente do grupo. Cada um deve responder as seguintes perguntas com um tempo de no máximo 20-60 segundos, cronometrados pelo Coordenador da dinâmica. Exemplo de Perguntas:

1) Se você fosse para uma ilha deserta e tivesse que estar lá por muito tempo, quem você levaria dentro desse grupo?
2) Se você fosse montar uma festa e tivesse que escolher uma (ou quantas desejarem) pessoa desse grupo quem você escoheria?
3) Se você fosse sorteado em um concurso para uma grande viagem e só pudesse levar 3 pessoas dentro desse grupo, quem você levaria?
4) Se você fosse montar um time e tivesse que eliminar (tantas pessoas) quem você eliminaria deste grupo?

Obs: As perguntas podem ser elaboradas com o fim específico, mas lembrando que as perguntas não devem ser diretas para o fim proposto, mas em situações comparativas.

De posse dos resultados, conta-se os pontos de cada participante e interpreta-se os dados para utilização de estratégias dentro de empresas e equipes esportivas.



MENSAGEM: "O CONHECIMENTO E A RIQUEZA"

Era uma vez, num reino distante, um jovem que entrou numa floresta e disse ao seu mestre espiritual: Quero possuir riqueza ilimitada para poder ajudar o mundo. Por favor, conte-me, qual é o segredo para se gerar abundância?

O mestre espiritual respondeu: Existem duas deusas que moram no coração dos seres humanos. Todos são profundamente apaixonados por essas entidades supremas. Mas elas estão envoltas num segredo que precisa ser revelado, e eu lhe contarei qual é. Com um sorriso, ele prosseguiu:


Embora você ame as duas deusas, deve dedicar maior atenção a uma delas, a deusa do Conhecimento, cujo nome é Sarasvati. Persiga-a, ame-a, dedique-se a ela. A outra deusa, chamada Lakshmi, é a da Riqueza. Quando você dá mais atenção a Sarasvati, Lakshmi, extremamente enciumada, faz de tudo para receber o seu afeto. Assim, quanto mais você busca a deusa do Conhecimento, mais a deusa da Riqueza quer se entregar a você. Ela o seguirá para onde for e jamais o abandonará. E a riqueza que você deseja será sua para sempre.

Existe poder no conhecimento, no desejo e no espírito. E esse poder que habita em você é a chave para a criação da prosperidade.


Deus o abençoe abundantemente hoje, amanhã e sempre!!!

RECEITA DE COSTELA NO ENVELOPE

# Ingredientes

3 kg de costela gorda de res
1 dente de alho
1 copo de óleo de soja
1 sal á gosto
1 envelope de papel pardo grande (de escritório)

Modo de Preparo

Corte a costela em 2 partes, pique o alho e passe sal
Passe óleo de soja no envelope molhando todo ele (importante)
Coloque os dois pedaços de costela no envelope e dobre a boca dele 3 vezes e grampeie com grampeador com 4 grampos para o envelope não abrir
Leve ao forno médio por aproximadamente 1 hora e 40 minutos.


RECEITA DE CUCA DE MAÇÃ

# Ingredientes

Massa:

1 colher (sopa) de fermento PÓ ROYAL
2 xícaras (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de margarina
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 ovos
1 xícara (chá) de amido de milho
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de conhaque
4 maçãs descascadas e fatiadas

Farofa:

1 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de amido de milho
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de canela em pó

Modo de Preparo

Massa:

Na batedeira, bata as gemas, o açúcar e a margarina
Acrescente os ingredientes secos (farinha, amido de milho e o fermento PÓ ROYAL) alternando com o leite
Acrescente o conhaque, as maçãs descascadas e, por último, as claras em neve, mexendo delicadamente

Farofa:

Misture todos os ingredientes
Coloque a massa em uma forma retangular média untada e polvilhe com a farofa
Leve ao forno moderado (180°C), por 40 a 50 minutos.


CAROS AMIGOS DECOLORES E CURSILHISTAS!! FALTA POUCO TEMPO PARA VOCÊS MANDAREM SEUS DESENHOS!! FIQUEI SABENDO QUE O POVO DE COLORADO JÁ ESTÁ SE PREPARANDO PARA MANDAR ALGUNS!! TODOS OS DESENHOS SÃO BEM VINDOS!! QUANTO MAIS, MELHOR!! VAMOS LÁ!! OLHA A PREGUIÇA!! NÃO ESCONDEM SEUS TALENTOS!!! SEGUE AS REGRAS E NORMAS PARA FAZER!!

Olá queridos amigos Cursilhistas da nossa Diocese e também de outras Dioceses que já estão realizando o Decolores para Adolescentes:

Pelo fato da logo atual do Decolores ser confundida com outra logo (bandeira gay), surgiu então a idéia de mudarmos um pouco, não totalmente, pois a base não deve ser mudada, senão descaracterizaríamos muito; conforme já conversado no nosso Retiro do GED em FEV passado, o nosso Coordenador Regional/Carlos Alberto Reis mais o Assessor Eclesiástico/Pe Nilson Caetano, lançaram a idéia de abrirmos para todos que participam do Decolores (inclusive de outras Dioceses) possam fazer sugestões nesta troca.

ESTA LETRA NÃO PODE SER MUDADA, DEVE SER PERMANECIDA COM DESENHO TRABALHADO


ALGUMAS REGRAS PARA NOVA LOGO DO DECOLORES

Esclarecimento:
A atual logomarca do Decolores é muito linda e encantadora. Mas devido aos fatos já divulgados, teremos então que providenciar uma ligeira mudança nesta logomarca, sem que ela perca sua forma original no padrão das letras.

01 - Não será permitido a mudança da letra original do Decolores. (segue foto anexa)
02 - Observar sempre os padrões de cores do Decolores.
03 - Os espaços utilizados poderão ser abaixo ou acima (ou ambos) da letra padrão.
04 - Sempre ter em mente a facilitação do desenho para a estamparia.05 - Os Desenhos terão que ser enviados ao E-Mail: ednamantovani@uol.com.br no formato JPG (foto) e as explicações, ou seja, o porquê da nova logo, até o dia 31/07/2011.
06 - Uma comissão eleita pela coordenação irá selecionar os melhores trabalhos para serem levados na Assembléia Diocesana do GED Apucarana que acontecerá no dia 21/08/2011 para a escolha da melhor logo.
07 - Só serão aceitas logomarcas que chegarem até o dia 31/07/2011.
08 - Este evento não terá caracter de concurso, e nem de premiação, mas sim de colaboração para com o GED.

Para melhor orientação espiritual , segue abaixo texto do Pe. Nilson Caetano Ferreira, Assessor Eclesiástico do GER e um dos fundadores do Decolores:

Ao criarem uma LOGOMARCA para o Decolores levem em conta as seguintes orientações:
O decolores nasceu com uma finalidade específica: Ajudar a Pastoral dos Adolescentes na Diocese de Apucarana a se fortalecer e criarem um vínculo forte através do conhecimento da pessoa de Jesus Cristo e se comprometrem na comunidade.
Os princípios básicos na criação da Logomarca, portanto devem ser os seguintes:

- Buscar integrar Pastoral dos Adolescentes e Movimento de Cursilho com toda a sua estrutura física e espiritual - Portanto um dos primeiros elementos deve ser o da Integração. (O movimento está a serviço de uma pastoral que precisa de apoio - lembremos o papel itinerante e missionário de nosso movimento logo que nasceu o Decolores).
- Outro elemento fundamental que não deve faltar: A mística nasce do Livro de 'Vantuan' - Numa refeição é preciso combinar os diversos elementos da vida - Ao prepara rmos uma refeição, vários elementos entram em jogo. E quando sentamos à mesa nos deparamos com uma riqueza grandiosa de realidades que não nos apercebemos delas. Em sintese: busquemos a transformação de nossas realidades e a mudança pessoal, através do esforço e da convivência com o diferente.
Um terceiro elemento que caracteriza a riqueza - Os dons do Espírito Santo. O Espírito Santo move e transforma a vida pessoal, familiar e comunitária.
Lembremos do principio da carta de compromisso que os adolescentes escrevem para os pais no primeiro dia, lembremos do princípio da vida, um dom de muitas cores, lembremos dos ossos ressequidos que ganham vida na força vivificadora do Espírito.

Creio que com estes elementos uma boa logomarca nascerá.
INTEGRAÇÂO _ TRANSFORMAÇÃO/CONVERSÃO - UNIDADE/BÍBLIA SAGARADA - DIVERSIDADE

É preciso que a Logomarca tenha sempre um TEXTO bÍBLICO QUE A INSPIRE, que as mensagens do Decolores, com a sua inspiração Bíblica primeira oriente os criadores desta bela logomarca.
Contando com a colaboração de todos os envolvidos com Decolores!
Shalom!

Edna Cristina Mantovani Borges
Coordenadora MCC Apucarana




CAROS AMIGOS DECOLORES E CURSILHISTAS!! VAMOS AO TRABALHO! O NOSSO BLOG É DE TODOS E TODOS PODEM AJUDAR A CONSTRUÍ-LO! MANDE ALGUMAS IDÉIAS DO QUE VOCÊS GOSTARIAM NELE!!

GOSTARIA DE LEMBRAR QUE AOS DOMINGOS NÃO ESTAREI BLOGANDO COM VOCÊS, POIS ESTE É O DIA DO SENHOR E DEVE SER DEDICADO AS CELEBRAÇÕES!!



MEUS IRMÃOS CURSILHISTAS! PEDIMOS QUE REZEM PELA A ASSEMBLÉIA REGIONAL QUE ACONTECERÁ NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA, EM CORNÉLIO!!! ESTAREMOS LÁ, NOS PREPARANDO PARA O AGIR DO NOVO RELANÇAMENTO E AS BODAS DE OURO QUE ACONTECERÁ NO ANO QUE VEM!! AS ORAÇÕES SÃO MUITO IMPORTANTES PARA QUE TUDO OCORRA NAS GRAÇAS DE DEUS!!


MEUS IRMÃOS JOVENS CURSILHISTAS! NÃO ESQUEÇAM DE PARTICIPAR DAS ESCOLAS DE CURSILHO!!!

MEUS IRMÃOS JOVENS CURSILHISTAS! AGRADECEMOS AOS JOVENS DE APUCARANA E CAMBIRA QUE ESTIVERAM FAZENDO A ESCOLA DIOCESANA DO MÊS MAIO EM CAMBIRA!! FOI MUITO BOM E SAÍMOS DE LÁ COM A CERTEZA DE QUE VALE A PENA TRABALHAR PELO SENHOR, NESTE MOVIMENTO! E SEGUE AQUI ALGUMAS FOTOS DO QUE ACONTECEU LÁ!!


ESTA É FOTO OFICIAL DO EVENTO!! TODOS MOTIVADOS PARA COMEÇAR UMA NOVA ESCOLA DE CURSILHO JOVEM EM CAMBIRA!!! DEUS ABENÇOE OS FRUTOS QUE ESTES, COLHERÃO!!!


AQUI ESTOU EU ENROLADO NA DINÂMICA!!! EU TAMBÉM CAI NA REDE DESTES JOVENS CURSILHISTAS!!!



AQUI ESTÃO TODOS QUE PARTICIPARAM E FIZERAM HISTÓRIA NESTA ESCOLA DIOCESANA EM CAMBIRA!!! SEMENTES FORAM LANÇADAS E FRUTOS, COM CERTEZA DA GRAÇA DE DEUS, SERÃO COLHIDOS!!! AMÉM!!!


PESSOAL DO DECOLORES!! NÃO ESQUEÇAM DO PRÓXIMO PÓS EM APUCARANA! VAI ESTAR BOMBANDO! SERÁ NO QUARTO DOMINGO, DIA 22/05, ÀS 16 HORAS, NA CATEDRAL!!


NÃO ESQUEÇAM DE MANDAR FOTOS DOS EVENTOS QUE ESTÃO ACONTECENDO NA NOSSA DIOCESE E NAS DIOCESES IRMÃS TAMBÉM!! VAMOS FAZER NOSSO BLOG SER INSTRUMENTO DE EVANGELIZAÇÃO E DE INFORMAÇÃO, CERTO??! MANDEM PELO MEU EMAIL!!


EU DESEJO UM BOM COMEÇO DE SEMANA PARA TODOS VOCÊS!! QUE DEUS OS ABENÇOE E OS GUARDE NAS SUAS ATIVIDADES!! AMÉM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário