quinta-feira, 26 de maio de 2011

SHALOM!!! QUE SEJAMOS FIRMES NA FÉ E FIÉIS NO AMOR AOS IRMÃOS!!!

Evangelho (João 15,12-17)
Sexta-Feira, 27 de Maio de 2011
5ª Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


BREVE COMENTÁRIO: Neste Evangelho profundo e maravilhoso, Jesus nos dá uma lição muito grande, que é a de nos amarmos como irmãos e amigos. Sim, Ele fala em Mandamento, quer dizer ordem, ou seja, Jesus ordena aqueles que fazem a Sua vontade que se amem uns aos outros, pois somente unidos em oração é que podemos pedir ao Pai e Ele nos concederá. Que sejamos firmes na oração e fiéis no amor aos irmãos!!! Amém!!

Santo Agostinho de Cantuária
27 de Maio

Santo Agostinho de Cantuária Monge beneditino, viveu em um mosteiro de Roma fundado por São Gregório Magno. Santo Agostinho na Grã- Bretanha exerceu santamente sua missão de levar muitos à santidade e assim santificar-se.

O Papa São Gregório enviou missionários para anunciar a Boa Nova nas Ilhas Britânicas, 40 monges estavam sob o comando de Agostinho, que corajosamente avançou em direção aos anglo-saxões que possuíam fama de cruéis. Agostinho ao chegar, expôs ao rei sua pregação e pediu-lhe autorização para pregar com seus irmãos.

O trabalho de evangelização foi tão fecundo que, em menos de um ano, mais de dez mil pessoas se converteram, inclusive o rei Etelberto.

Ajudado sempre pelo Papa, Santo Agostinho, na obediência acolheu as direções do Espírito e foi ordenado Bispo. Com o surgimento de novas necessidades pastorais, tornou-se Arcebispo. Com a ajuda de muitos outros missionários, alcançou a graça da conversão, praticamente para todos da ilha. Entrou na Igreja Triunfante, com outros, em 605.

Santo Agostinho de Cantuária, Rogai por nós!


Dinâmica: "Auxílio mútuo"

OBJETIVO: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida..

Material: Pirulito para cada participante.

Procedimento:

Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda. O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido. Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo e de é ajudando ao aoutro que seremos ajudados.



MENSAGEM: "SER SÁBIO"

Sábio é aquele que permite descobrir;
que reconhece a importância de aprender o novo,
que abre seu coração para sentir e ouvir...

Sábio é aquele que permanece em silêncio, observando os passos da mente, as fragrâncias,
os lugares escondidos dentro do seu ser...

Sábio é aquele que ouve antes de falar,
que sorri antes de chorar,
que permanece quieto para sentir
o frescor da noite em seu interior.


Sábio é aquele que diz sim para a vida,
que desperta o amor em si e em seu semelhante,
na intenção de criar um mundo melhor a todos nós.

Sábio é aquele que ama seu irmão que vê,

Como ama a Deus que não vê.

Sábio é aquele que vive e sabe viver!




Deus o abençoe abundantemente hoje, amanhã e sempre!!!


RECEITA DE SOUFLÉ DE LEGUMES

# Ingredientes

2 colheres de sopa de farinha de trigo
300 ml de leite
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 pitada de sal
50 g de queijo ralado
4 ovos
Legumes cozido e cortados em cubos

Modo de Preparo

Derreta a manteiga, sem deixar esquentar muito
Junte a farinha, depois o sal e o leite, mexa sempre até engrossar
Retire do fogo e deixe esfriar
Misture as gemas bem batidas, o queijo, e os legumes
Por fim as claras em neve
Leve imediatamente ao forno em um pirex untado com manteiga.


RECEITA DE MOUSSE CAPPUCCINO CLASSIC

# Ingredientes

Mousse:

1/2 pacote de gelatina em pó sem sabor (6g)
3 claras
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 lata de Creme de Leite NESTLÉ®
3 colheres (sopa) de NESCAFÉ® Cappuccino Classic

Calda:

1/2 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de NESCAFÉ® Cappuccino Classic

Modo de Preparo

Mousse:

Em uma tigela pequena, coloque a gelatina com meia xícara (chá) de água fria e leve ao fogo, em banho-maria, mexendo até dissolver
Reserve
Em uma panela, misture as claras com o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 3 minutos
Retire do fogo, transfira para a batedeira e bata até dobrar de volume
Em uma tigela, misture o Creme de Leite com o NESCAFÉ Cappuccino e a gelatina reservada
Misture bem, junte as claras delicadamente e coloque em taças
Leve à geladeira por cerca de 4 horas ou até firmar

Calda:

Em uma panela média, coloque o açúcar com o NESCAFÉ Cappuccino e meia xícara (chá) de água e leve ao fogo médio até ferver
Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos e retire do fogo
Depois de frio, sirva regado sobre a mousse.


CAROS AMIGOS DECOLORES E CURSILHISTAS!! O PRAZO PARAA ENTREGA DOS DESENHOS É DIA 31/07, FALTA POUCO TEMPO PARA VOCÊS MANDAREM!! AS DIOCESES DO NOSSO GER, TAMBÉM VÃO PARTICIPAR!! QUE BELEZA TODOS UNIDOS EM PROL DE UMA REALIDADE!! VAMOS LÁ!!

SEGUE AS REGRAS E NORMAS PARA FAZER!!

Olá queridos amigos Cursilhistas da nossa Diocese e também de outras Dioceses que já estão realizando o Decolores para Adolescentes:

Pelo fato da logo atual do Decolores ser confundida com outra logo (bandeira gay), surgiu então a idéia de mudarmos um pouco, não totalmente, pois a base não deve ser mudada, senão descaracterizaríamos muito; conforme já conversado no nosso Retiro do GED em FEV passado, o nosso Coordenador Regional/Carlos Alberto Reis mais o Assessor Eclesiástico/Pe Nilson Caetano, lançaram a idéia de abrirmos para todos que participam do Decolores (inclusive de outras Dioceses) possam fazer sugestões nesta troca.

ESTA LETRA NÃO PODE SER MUDADA, DEVE SER PERMANECIDA COM DESENHO TRABALHADO


ALGUMAS REGRAS PARA NOVA LOGO DO DECOLORES

Esclarecimento:
A atual logomarca do Decolores é muito linda e encantadora. Mas devido aos fatos já divulgados, teremos então que providenciar uma ligeira mudança nesta logomarca, sem que ela perca sua forma original no padrão das letras.

01 - Não será permitido a mudança da letra original do Decolores. (segue foto anexa)
02 - Observar sempre os padrões de cores do Decolores.
03 - Os espaços utilizados poderão ser abaixo ou acima (ou ambos) da letra padrão.
04 - Sempre ter em mente a facilitação do desenho para a estamparia.05 - Os Desenhos terão que ser enviados ao E-Mail: ednamantovani@uol.com.br no formato JPG (foto) e as explicações, ou seja, o porquê da nova logo, até o dia 31/07/2011.
06 - Uma comissão eleita pela coordenação irá selecionar os melhores trabalhos para serem levados na Assembléia Diocesana do GED Apucarana que acontecerá no dia 21/08/2011 para a escolha da melhor logo.
07 - Só serão aceitas logomarcas que chegarem até o dia 31/07/2011.
08 - Este evento não terá caracter de concurso, e nem de premiação, mas sim de colaboração para com o GED.

Para melhor orientação espiritual , segue abaixo texto do Pe. Nilson Caetano Ferreira, Assessor Eclesiástico do GER e um dos fundadores do Decolores:

Ao criarem uma LOGOMARCA para o Decolores levem em conta as seguintes orientações:
O decolores nasceu com uma finalidade específica: Ajudar a Pastoral dos Adolescentes na Diocese de Apucarana a se fortalecer e criarem um vínculo forte através do conhecimento da pessoa de Jesus Cristo e se comprometrem na comunidade.
Os princípios básicos na criação da Logomarca, portanto devem ser os seguintes:

- Buscar integrar Pastoral dos Adolescentes e Movimento de Cursilho com toda a sua estrutura física e espiritual - Portanto um dos primeiros elementos deve ser o da Integração. (O movimento está a serviço de uma pastoral que precisa de apoio - lembremos o papel itinerante e missionário de nosso movimento logo que nasceu o Decolores).
- Outro elemento fundamental que não deve faltar: A mística nasce do Livro de 'Vantuan' - Numa refeição é preciso combinar os diversos elementos da vida - Ao prepara rmos uma refeição, vários elementos entram em jogo. E quando sentamos à mesa nos deparamos com uma riqueza grandiosa de realidades que não nos apercebemos delas. Em sintese: busquemos a transformação de nossas realidades e a mudança pessoal, através do esforço e da convivência com o diferente.
Um terceiro elemento que caracteriza a riqueza - Os dons do Espírito Santo. O Espírito Santo move e transforma a vida pessoal, familiar e comunitária.
Lembremos do principio da carta de compromisso que os adolescentes escrevem para os pais no primeiro dia, lembremos do princípio da vida, um dom de muitas cores, lembremos dos ossos ressequidos que ganham vida na força vivificadora do Espírito.

Creio que com estes elementos uma boa logomarca nascerá.
INTEGRAÇÂO _ TRANSFORMAÇÃO/CONVERSÃO - UNIDADE/BÍBLIA SAGARADA - DIVERSIDADE

É preciso que a Logomarca tenha sempre um TEXTO bÍBLICO QUE A INSPIRE, que as mensagens do Decolores, com a sua inspiração Bíblica primeira oriente os criadores desta bela logomarca.
Contando com a colaboração de todos os envolvidos com Decolores!
Shalom!

Edna Cristina Mantovani Borges
Coordenadora MCC Apucarana




CAROS AMIGOS DECOLORES E CURSILHISTAS!! O TRABALHO NÃO PODE PARAR! ESTIVEMOS UM CONTRATEMPO, MAS JÁ FOI RESOLVIDO, ESPERO! SHUASHUAHSUASHUA!! VAMOS PESSOAL, O NOSSO BLOG É DE TODOS E TODOS PODEM AJUDAR A CONSTRUÍ-LO! MANDE ALGUMAS IDÉIAS DO QUE VOCÊS GOSTARIAM DE VER, NELE!!



GOSTARIA DE LEMBRAR QUE AOS DOMINGOS NÃO ESTAREI BLOGANDO COM VOCÊS, POIS ESTE É O DIA DO SENHOR E DEVE SER DEDICADO AS CELEBRAÇÕES!!



MEUS IRMÃOS CURSILHISTAS! HOJE ESTÁ COMEÇANDO O 152º CURSILHO MASCULINO ADULTO! VAMOS REZAR PARA QUE ESTE ENCONTRO LEVE NOSSOS IRMÃOS AO ENCONTRO MAIOR COM JESUS CRISTO!! NÃO ESQUEÇAM DE PRESTIGIAR HOJE A NOITE A ENTRADA DELES!!! AH, BOLOS SÃO BENVINDOS! DEUS ABENÇOE A TODOS QUE VÃO TRABALHAR E FAZER!!


MEUS IRMÃOS JOVENS CURSILHISTAS! NÃO ESQUEÇAM DE PARTICIPAR DAS ESCOLAS DE CURSILHO! E TAMBÉM DA FESTA DE ENCERRAMENTO DO ANO DA JUVENTUDE, QUE SERÁ REALIZADA NO CEFAS, DIA 26/06 A PARTIR DAS 14 HORAS! TODOSOS JOVENS E ADOLESCENTES ESTÃO CONVIDADOS!!

AH JÁ IA ESQUECENDO! DIA 16/07 VAI TER UMA MEGA MACARRONA REALIZADA PELOS JOVENS CURSILHISTAS, NA PARÓQUIA CORAÇÃO EUCARÍSTICO DE JESUS (PERTO DO CONDOR)!! TODOS ESTÃO CONVIDADOS, É APENAS R$ 10,00!! E MUITA FESTA!!


PESSOAL DO DECOLORES! MEUS PARABÉNS! O PRÓXIMO PÓS SERÁ DIA 12/06, NA PARÓQUIA CRISTO PROFETA, ÁS 16 HORAS!! TODOS ESTÃO CONVIDADOS!! VALE A PENA PARTICIPAR!! AMÉM!!!


CONTINUO A INSISTIR: NÃO ESQUEÇAM DE MANDAR FOTOS DOS EVENTOS QUE ESTÃO ACONTECENDO NA NOSSA DIOCESE E NAS DIOCESES IRMÃS TAMBÉM!! VAMOS FAZER NOSSO BLOG SER INSTRUMENTO DE EVANGELIZAÇÃO E DE INFORMAÇÃO, CERTO??! MANDEM PELO MEU EMAIL!!




EU DESEJO UM BOM COMEÇO DE SEMANA PARA TODOS VOCÊS!! QUE DEUS OS ABENÇOE E OS GUARDE NAS SUAS ATIVIDADES!! AMÉM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário