quarta-feira, 18 de maio de 2011

SHALOM!!! QUE SAIBAMOS OUVIR, COMPREENDER E ACREDITAR NA PALAVRA DE DEUS: QUE É A VIDA ETERNA!!!

Evangelho (João 12,44-50)
Quarta-Feira, 18 de Maio de 2011
4ª Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50Eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


BREVE COMENTÁRIO: Neste Evangelho, Jesus vem falar sobre em acreditar (crer) na sua pessoa e na sua Palavra. Porém, não é Palavras sua, mas de Deus! Quem não ouvir o que Deus quer, já será julgado por Ele mesmo. Mas aqueles que estiverem atentos ao Pai, terá a vida eterna! Portanto irmãos, busquemos compreender a grandeza da mensagem de Deus para cada um de nós!! Amém!!


São João I
18 de Maio

São João I O santo de hoje governou a Igreja por apenas dois anos e meio. Foi eleito Papa em 523. Nasceu na Toscana, Florência, no século V. De Florência foi para Roma e tornou-se um sacerdote, um presbítero cardeal. Com a morte do Papa, ele foi eleito o sucessor de Pedro.

Marcou a Igreja com muitos trabalhos pastorais, foi o precursor do canto gregoriano e da restauração de muitas igrejas, mas o objetivo dele como Papa, foi de confirmar a fé dos irmãos; sem dúvida nenhuma, era o serviço da salvação das almas.

Papa João I viveu num tempo e contexto político-religioso complexo. Quem reinava na Itália era Teodorico, um cristão ariano, ou seja, não era fiel à doutrina católica, mas se dizia cristão. Por outro lado, existia um conflito entre Teodorico e Justino; e os dois imperadores se chocavam. No meio deste contexto complexo, a vítima foi o Papa João I, que foi forçado por Teodorico a uma missão. Nunca um Papa tinha saído da Itália; ele foi o primeiro.

A missão não agradou, porque Teodorico queria que o Papa fosse o porta-voz de uma mensagem ariana, por interesses econômicos e políticos. Mas o que podemos perceber é que este homem santo, autoridade máxima da Igreja de Cristo, não perdeu sua paz, não perdeu sua obediência a Deus. Tornou-se santo em meio aos conflitos.

Ele viveu uma vida de oração, uma vida penitencial, oferecendo e sempre buscando ser dócil à vontade de Deus. Papa João I, por causa do ódio de Teodorico, foi aprisionado para morrer de fome e de sede. Foi mártir.

Hoje, podemos recordar este Pastor da Igreja como o pastor que, a exemplo de Cristo, deu a vida pelo rebanho.

São João I, Rogai por nós!


Dinâmica: "O que você parece pra mim..."

OBJETIVO: Esta dinâmica pode ser empregada de duas maneiras, como interação do grupo com objetivos de apontar falhas, exaltar qualidades, melhorando a socilização de um determinado grupo..

Material: papel cartão, canetas hidrocor e fita crepe.

Desenvolvimento: Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe. Cada participante deve ficar com uma caneta hidrocor. Ao sinal, os participantes devem escrever no cartão de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica (em forma de uma palavra apenas), exemplos:

1) Qualidade que você destaca nesta pessoa;
2) Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa;
3) Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir nesta dinâmica.



MENSAGEM: "UMA FLOR RARA"

Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe pagava muitíssimo bem, uma família unida.
O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária em algumas áreas.
Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos,se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido... E assim, as pessoas que ela amava eram
sempre deixadas para depois.
Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente: uma flor muito cara e raríssima, da qual havia um apenas exemplar em todo o mundo.
E disse à ela: - Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina! Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, ás vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores.
A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual.
Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, o trabalho consumia todo o seu tempo, e a sua vida, que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da flor.
Ela chegava em casa,olhava a flor e as flores ainda estavam, lá, não mostravam sinal de fraqueza ou morte, apenas estavam lá, lindas, perfumadas.
Então ela passava direto. Até que um dia, sem mais nem menos, a flor morreu.
Ela chegou em casa e levou um susto!
Estava completamente morta, suas raízes estavam ressecadas, suas flores caídas e suas folhas amarelas.
A jovem chorou muito, e contou a seu pai o que havia acontecido. Seu pai então respondeu: - Eu já imaginava que isso aconteceria, e eu não posso te dar outra flor,porque não existe outra igual a essa, ela era única, assim como seus filhos, seu marido e sua família. Todos são bênçãos que o Senhor te deu, mas você tem que aprender a regá-los, podá-los e dar atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem. Você se acostumou a ver a flor sempre lá, sempre florida, sempre perfumada, e se esqueceu de cuidar dela. Cuide das pessoas que você ama!

E você? Tem cuidado das bênçãos que Deus tem lhe dado? Lembre-se da flor, pois como ela são as bênçãos do Senhor: Ele nos dá, mas nós é que temos que cuidar delas.


Deus o abençoe abundantemente hoje, amanhã e sempre!!!

RECEITA DE YAKISOBA

# Ingredientes

300g de macarrão para yakisoba
1 cebola grande picada em pedaços médios
1 colher de sopa de óleo
1/2 maço pequeno de brócolis
1/2 maço pequeno de couve-flor
250 ml de molho para yakissoba
6 colheres de sopa de molho shoyu
400g de tirinhas de carne (mignon, patinho ou alcatra)
100 g de champignon
1 cenoura cortada em diagonal
4 folhas de acelga cortadas em diagonal

Modo de Preparo

Cozinhe o macarrão em água salgada, reserve
Numa wok, ou numa panela grande, coloque o óleo e refogue a cebola
E rapidamente, acrescente a carne, o brócolis, a couve-flor, a cenoura, a acelga e o champignon temperando com shoyu
Coloque o molho para yakissoba e deixe cozinhar até os legumes ficarem cozidos al dente
Adicione o macarrão, misturando bem e sirva logo a seguir.

Informações Adicionais

Dica do Chef: Se não encontrar o molho para Yakisoba, utilize apenas o molho shoyu com um toque de óleo de gergelim.
Ficará delicioso também.
Apure os sentidos e bom apetite!


RECEITA DE ROSQUINHAS DA VOVÓ

# Ingredientes

3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó (Royal)
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de banha
1 colher (sopa) de manteiga
2 ovos inteiros
1/2 xícara de leite
Óleo para fritar

Modo de Preparo

Coloque numa tigela os ingredientes secos, depois os outros, até ficar uma massa que não pegue na mão
Abra com o rolo (até mais ou menos 1 cm de espessura) e corte em rodelas usando um cortador próprio para rosquinhas ou com uma xícara de café ou chá, furando-as com um pequeno cálice
Frite-as imediatamente em bastante óleo quente
Vire-as até ficarem crescidas e coradas
Polvilhe com açúcar
Se quiser pode polvilhar com canela também.


CAROS AMIGOS DECOLORES E CURSILHISTAS!! FALTA POUCO TEMPO PARA VOCÊS MANDAREM SEUS DESENHOS!! FIQUEI SABENDO QUE O POVO DE COLORADO JÁ ESTÁ SE PREPARANDO PARA MANDAR ALGUNS!! TODOS OS DESENHOS SÃO BEM VINDOS!! QUANTO MAIS, MELHOR!! VAMOS LÁ!! OLHA A PREGUIÇA!! NÃO ESCONDEM SEUS TALENTOS!!! SEGUE AS REGRAS E NORMAS PARA FAZER!!

Olá queridos amigos Cursilhistas da nossa Diocese e também de outras Dioceses que já estão realizando o Decolores para Adolescentes:

Pelo fato da logo atual do Decolores ser confundida com outra logo (bandeira gay), surgiu então a idéia de mudarmos um pouco, não totalmente, pois a base não deve ser mudada, senão descaracterizaríamos muito; conforme já conversado no nosso Retiro do GED em FEV passado, o nosso Coordenador Regional/Carlos Alberto Reis mais o Assessor Eclesiástico/Pe Nilson Caetano, lançaram a idéia de abrirmos para todos que participam do Decolores (inclusive de outras Dioceses) possam fazer sugestões nesta troca.

ESTA LETRA NÃO PODE SER MUDADA, DEVE SER PERMANECIDA COM DESENHO TRABALHADO


ALGUMAS REGRAS PARA NOVA LOGO DO DECOLORES

Esclarecimento:
A atual logomarca do Decolores é muito linda e encantadora. Mas devido aos fatos já divulgados, teremos então que providenciar uma ligeira mudança nesta logomarca, sem que ela perca sua forma original no padrão das letras.

01 - Não será permitido a mudança da letra original do Decolores. (segue foto anexa)
02 - Observar sempre os padrões de cores do Decolores.
03 - Os espaços utilizados poderão ser abaixo ou acima (ou ambos) da letra padrão.
04 - Sempre ter em mente a facilitação do desenho para a estamparia.05 - Os Desenhos terão que ser enviados ao E-Mail: ednamantovani@uol.com.br no formato JPG (foto) e as explicações, ou seja, o porquê da nova logo, até o dia 31/07/2011.
06 - Uma comissão eleita pela coordenação irá selecionar os melhores trabalhos para serem levados na Assembléia Diocesana do GED Apucarana que acontecerá no dia 21/08/2011 para a escolha da melhor logo.
07 - Só serão aceitas logomarcas que chegarem até o dia 31/07/2011.
08 - Este evento não terá caracter de concurso, e nem de premiação, mas sim de colaboração para com o GED.

Para melhor orientação espiritual , segue abaixo texto do Pe. Nilson Caetano Ferreira, Assessor Eclesiástico do GER e um dos fundadores do Decolores:

Ao criarem uma LOGOMARCA para o Decolores levem em conta as seguintes orientações:
O decolores nasceu com uma finalidade específica: Ajudar a Pastoral dos Adolescentes na Diocese de Apucarana a se fortalecer e criarem um vínculo forte através do conhecimento da pessoa de Jesus Cristo e se comprometrem na comunidade.
Os princípios básicos na criação da Logomarca, portanto devem ser os seguintes:

- Buscar integrar Pastoral dos Adolescentes e Movimento de Cursilho com toda a sua estrutura física e espiritual - Portanto um dos primeiros elementos deve ser o da Integração. (O movimento está a serviço de uma pastoral que precisa de apoio - lembremos o papel itinerante e missionário de nosso movimento logo que nasceu o Decolores).
- Outro elemento fundamental que não deve faltar: A mística nasce do Livro de 'Vantuan' - Numa refeição é preciso combinar os diversos elementos da vida - Ao prepara rmos uma refeição, vários elementos entram em jogo. E quando sentamos à mesa nos deparamos com uma riqueza grandiosa de realidades que não nos apercebemos delas. Em sintese: busquemos a transformação de nossas realidades e a mudança pessoal, através do esforço e da convivência com o diferente.
Um terceiro elemento que caracteriza a riqueza - Os dons do Espírito Santo. O Espírito Santo move e transforma a vida pessoal, familiar e comunitária.
Lembremos do principio da carta de compromisso que os adolescentes escrevem para os pais no primeiro dia, lembremos do princípio da vida, um dom de muitas cores, lembremos dos ossos ressequidos que ganham vida na força vivificadora do Espírito.

Creio que com estes elementos uma boa logomarca nascerá.
INTEGRAÇÂO _ TRANSFORMAÇÃO/CONVERSÃO - UNIDADE/BÍBLIA SAGARADA - DIVERSIDADE

É preciso que a Logomarca tenha sempre um TEXTO bÍBLICO QUE A INSPIRE, que as mensagens do Decolores, com a sua inspiração Bíblica primeira oriente os criadores desta bela logomarca.
Contando com a colaboração de todos os envolvidos com Decolores!
Shalom!

Edna Cristina Mantovani Borges
Coordenadora MCC Apucarana




CAROS AMIGOS DECOLORES E CURSILHISTAS!! VAMOS AO TRABALHO! O NOSSO BLOG É DE TODOS E TODOS PODEM AJUDAR A CONSTRUÍ-LO! MANDE ALGUMAS IDÉIAS DO QUE VOCÊS GOSTARIAM NELE!!

GOSTARIA DE LEMBRAR QUE AOS DOMINGOS NÃO ESTAREI BLOGANDO COM VOCÊS, POIS ESTE É O DIA DO SENHOR E DEVE SER DEDICADO AS CELEBRAÇÕES!!

MUITO BEM, PESSOAL DE COLORADO!!! ESTÁ AI, ELES REALIZARAM UM MOMENTO MUITO SIGNIFICATIVO COM SUAS MÃES E NOS MANDOU SEU REGISTRO, OU SEJA, FOTOS MOSTRANDO O QUE ACONTECEU!!! É ISSO MESMO! VAMOS DIVULGAR SUAS ATIVIDADES!!!

Shalon irmão Silvio td bem? Segue em anexo algumas fotos do gesto concreto dos Decolores aqui de Colorado.

A galerinha se reuniu no dia 08/05 as 4:30 (amanhacer do dia das mães) para demonstrar a gratidão e o amor pelas suas mães.


AO SOM DO VIOLÃO DE MAIKE ZAMPIROLLI. BIANCA, VITOR, LEONARDO BERGAMACHI, LEONARDO, MILENA, DYANDRA, HELLEN, LUCAS E LUAN .


Cantaram a música: Como é grande o meu amor por você.... As mães sentiram-se amadas e agraciadas a Deus pelo carinho recebido neste dia tão especial.



Estou orgulha desta galerinha DECOLORADOS, eles são de +!!!
Um grande beijo irmãos


Simone Ferigato Fuentes




GOSTARIA DE PARABENIZAR OS DECOLORES E CURSILHISTAS DE COLORADO POR ESTA INICIATIVA EM VALORIZAR AS MÃES!! ISSO MESMO, ELAS MERECEM TODO NOSSO AMOR! E VOCÊS MERECEM GRAÇAS E BENÇÃOS POR SEREM COMO SÃO: MARAVILHOSOS!!!



MEUS IRMÃOS CURSILHISTAS! PEDIMOS QUE REZEM PELA A ASSEMBLÉIA REGIONAL QUE ACONTECERÁ NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA, EM CORNÉLIO!!! ESTAREMOS LÁ, NOS PREPARANDO PARA O AGIR DO NOVO RELANÇAMENTO E AS BODAS DE OURO QUE ACONTECERÁ NO ANO QUE VEM!! AS ORAÇÕES SÃO MUITO IMPORTANTES PARA QUE TUDO OCORRA NAS GRAÇAS DE DEUS!!


MEUS IRMÃOS JOVENS CURSILHISTAS! NÃO ESQUEÇAM DE PARTICIPAR DAS ESCOLAS DE CURSILHO!!!

MEUS IRMÃOS JOVENS CURSILHISTAS! AGRADECEMOS AOS JOVENS DE APUCARANA E CAMBIRA QUE ESTIVERAM FAZENDO A ESCOLA DIOCESANA DO MÊS MAIO EM CAMBIRA!! FOI MUITO BOM E SAÍMOS DE LÁ COM A CERTEZA DE QUE VALE A PENA TRABALHAR PELO SENHOR, NESTE MOVIMENTO! E SEGUE AQUI ALGUMAS FOTOS DO QUE ACONTECEU LÁ!!


ESTA É FOTO OFICIAL DO EVENTO!! TODOS MOTIVADOS PARA COMEÇAR UMA NOVA ESCOLA DE CURSILHO JOVEM EM CAMBIRA!!! DEUS ABENÇOE OS FRUTOS QUE ESTES, COLHERÃO!!!


AQUI ESTOU EU ENROLADO NA DINÂMICA!!! EU TAMBÉM CAI NA REDE DESTES JOVENS CURSILHISTAS!!!



AQUI ESTÃO TODOS QUE PARTICIPARAM E FIZERAM HISTÓRIA NESTA ESCOLA DIOCESANA EM CAMBIRA!!! SEMENTES FORAM LANÇADAS E FRUTOS, COM CERTEZA DA GRAÇA DE DEUS, SERÃO COLHIDOS!!! AMÉM!!!


PESSOAL DO DECOLORES!! NÃO ESQUEÇAM DO PRÓXIMO PÓS EM APUCARANA! VAI ESTAR BOMBANDO! SERÁ NO QUARTO DOMINGO, DIA 22/05, ÀS 16 HORAS, NA CATEDRAL!!


NÃO ESQUEÇAM DE MANDAR FOTOS DOS EVENTOS QUE ESTÃO ACONTECENDO NA NOSSA DIOCESE E NAS DIOCESES IRMÃS TAMBÉM!! VAMOS FAZER NOSSO BLOG SER INSTRUMENTO DE EVANGELIZAÇÃO E DE INFORMAÇÃO, CERTO??! MANDEM PELO MEU EMAIL!!


EU DESEJO UM BOM COMEÇO DE SEMANA PARA TODOS VOCÊS!! QUE DEUS OS ABENÇOE E OS GUARDE NAS SUAS ATIVIDADES!! AMÉM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário