quarta-feira, 20 de abril de 2011

SHALOM!!! QUE DEUS POSSA NOS DAR A SABEDORIA PARA AJUDAR E SERVIR OS IRMÃOS MAIS NECESSITADOS!!!

Evangelho (João 13,1-15)
Quinta-Feira, 21 de Abril de 2011
Ceia do Senhor

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

1Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
2Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. 3Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.
6Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” 7Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.
8Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. 9Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.
10Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”.
11Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”.
12Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? 13Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. 14Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

BREVE COMENTÁRIO: Neste Evangelho, Jesus nos mostra que devemos ser servos dos irmãos que mais precisam! Se queremos ser os primeiros ou os melhores devemos estar à disposição daqueles que necessitam de nossa ajuda. Se ele que era o mestre de todos se humilhou para laver os pés, quanto mais cada um de nós que estamos aqui só de passagem! Reflitam isso!! Será que seriamos capazes de lavar os pés dos outros?!! Amém!!


Santo Anselmo
21 de Abril

Santo Anselmo Bispo e Doutor da Igreja. É dele a frase: “Não quero compreender para crer, mas crer para compreender, pois bem sei que sem a fé eu não compreenderia nada de nada.” O santo de hoje é chamado de teólogo-filósofo.


Nasceu em Piamonte no ano de 1033. Seu pai era Conde e devido ao mau relacionamento com ele, saiu de casa, apenas com um burrinho e um servo.

Foi em busca da ciência, mas também se entregando aos prazeres. Era cristão, mas não de vivência. Devido aos estudos, 'bateu' no Mosteiro de Bec e conheceu Lanfranc, um religioso e mestre beneditino. Através dessa amizade edificante, descobriu um tesouro maior: Jesus Cristo.

Nesse processo de conversão, abriu-se ao chamado à vida religiosa e entrou para a família beneditina. Seu mestre amigo foi escolhido para ser bispo em Cantuária e Anselmo ocupou o lugar do Mestre, chegando a ser também Superior. Um homem sábio, humilde, um formador para as autoridades, um pai. Um verdadeiro Abade.

Por obediência à Mãe Igreja, foi substituir seu amigo, que havia falecido, no Arcebispado de Cantuária. Viveu grandes desafios lá, retornando a Piamonte, onde faleceu, com esta fama de santidade e testemunho de fidelidade e amor à Cristo e à verdade.

Santo Anselmo, rogai por nós!


Dinâmica: Jogo Comunitário

OBJETIVO : Descontrair e ao mesmo tempo ajudar a memorizar o nome dos outros participantes.

MATERIAL : uma flor.

DESENVOLVIMENTO : os participantes sentam-se em círculo e o animador tem uma flor na mão. Diz para a pessoa que está à sua esquerda : senhor... (diz o nome da pessoa), receba esta flor que o senhor...(diz o nome da pessoa da direita) lhe enviou...
E entrega a flor. A pessoa seguinte deve fazer a mesma coisa. Quem trocar ou esquecer algum nome, passará a ser chamado pelo nome de um bicho. Por exemplo, gato. Quando tiverem que se referir a ele, os seus vizinhos, em vez de dizerem seu nome, devem chamá-lo pelo nome do bicho.
O animador deve ficar atento e não deixar os participantes entediados. Quanto mais rápido se faz a entrega da flor, mais engraçado fica o jogo.



MENSAGEM: A PEDRA DO MESTRE

Havia uma pedra, bela e grande.
Um dia, alguém passou por ali e vendo a pedra, pôs-se a contemplá-la.
Ficou por um longo tempo olhando os contornos da pedra, as flores que a rodeavam
e o sol que parecia deixá-la mais bonita.
Disse para si mesmo: esta é a Pedra do Mestre.
Posso Vê-lo sentado sobre ela a sorrir para mim.
E entrou em êxtase rapidamente.
Foi quando outra pessoa chegou e lhe falou: Estou há algum tempo a observar-te, de frente para esta pedra, e penso: o que pode levar alguém sorrir por tanto tempo
a uma pedra e, sinceramente, não encontro um justo motivo que possa me convencer de que não estejas perdendo teu tempo.
Ele voltou-se para o estranho que invadira seu momento com o Mestre:
Pois bem. Fico também pensando em algo: O que pode levar alguém a perder seu tempo tão precioso querendo entender algo que está somente para ser sentido.
Eu olho para a pedra e vejo Deus.
Eu olho para a pedra e sinto Deus.
Tu olhas para a mesma pedra, mas nada vês e com tua mente julgas o que não estás sentindo.
Para tornar-te um sábio, meu amigo, é preciso que vejas e sintas com o coração.
Só assim poderás ver, mesmo numa pedra, a presença de Deus a abençoar-te.


Que Deus abençoe seu dia!


RECEITA DE CROSTO ITALIANO

# Ingredientes

* 2 ovos
* 1 copo de leite
* 1 copo de água morna
* ½ copo de óleo
* 1 colher de açúcar
* 1 fermix ou 40 g de fermento
* Sal a gosto
* Farinha até dar o ponto certo (mais ou menos 1 kg)


Modo de Preparo

# Bater no liquidificador os ovos, o leite, a água morna, o óleo, o açúcar, o fermento e o sal a gosto
# Despeje em uma vasilha, e coloque a farinha até dar o ponto da massa (até a massa ficar firme, desgrudando da mão)
# Amasse bem por aproximadamente 5 a 10 minutos, deixe descansar por 15 minutos
# Abra a massa com o rolo e corte em pedaços bem finos, frite logo em seguida em óleo bem quente


CAROS AMIGOS!! VAMOS LÁ! PARTICIPEM DESTE MOMENTO HISTÓRICO PARA OS DECOLORES, POIS ESTAMOS MUDANDO NOSSO LOGO E GOSTARÍAMOS QUE TODOS PARTICIPASSEM, FAZENDO NOVOS DESENHOS,SEGUE AS REGRAS E NORMASPARA FAZER!!

Olá queridos amigos Cursilhistas da nossa Diocese e também de outras Dioceses que já estão realizando o Decolores para Adolescentes:

Pelo fato da logo atual do Decolores ser confundida com outra logo (bandeira gay), surgiu então a idéia de mudarmos um pouco, não totalmente, pois a base não deve ser mudada, senão descaracterizaríamos muito; conforme já conversado no nosso Retiro do GED em FEV passado, o nosso Coordenador Regional/Carlos Alberto Reis mais o Assessor Eclesiástico/Pe Nilson Caetano, lançaram a idéia de abrirmos para todos que participam do Decolores (inclusive de outras Dioceses) possam fazer sugestões nesta troca.

ESTA LETRA NÃO PODE SER MUDADA, DEVE SER PERMANECIDA COM DESENHO TRABALHADO


ALGUMAS REGRAS PARA NOVA LOGO DO DECOLORES

Esclarecimento:
A atual logomarca do Decolores é muito linda e encantadora. Mas devido aos fatos já divulgados, teremos então que providenciar uma ligeira mudança nesta logomarca, sem que ela perca sua forma original no padrão das letras.

01 - Não será permitido a mudança da letra original do Decolores. (segue foto anexa)
02 - Observar sempre os padrões de cores do Decolores.
03 - Os espaços utilizados poderão ser abaixo ou acima (ou ambos) da letra padrão.
04 - Sempre ter em mente a facilitação do desenho para a estamparia.05 - Os Desenhos terão que ser enviados ao E-Mail: ednamantovani@uol.com.br no formato JPG (foto) e as explicações, ou seja, o porquê da nova logo, até o dia 31/07/2011.
06 - Uma comissão eleita pela coordenação irá selecionar os melhores trabalhos para serem levados na Assembléia Diocesana do GED Apucarana que acontecerá no dia 21/08/2011 para a escolha da melhor logo.
07 - Só serão aceitas logomarcas que chegarem até o dia 31/07/2011.
08 - Este evento não terá caracter de concurso, e nem de premiação, mas sim de colaboração para com o GED.

Para melhor orientação espiritual , segue abaixo texto do Pe. Nilson Caetano Ferreira, Assessor Eclesiástico do GER e um dos fundadores do Decolores:

Ao criarem uma LOGOMARCA para o Decolores levem em conta as seguintes orientações:
O decolores nasceu com uma finalidade específica: Ajudar a Pastoral dos Adolescentes na Diocese de Apucarana a se fortalecer e criarem um vínculo forte através do conhecimento da pessoa de Jesus Cristo e se comprometrem na comunidade.
Os princípios básicos na criação da Logomarca, portanto devem ser os seguintes:

- Buscar integrar Pastoral dos Adolescentes e Movimento de Cursilho com toda a sua estrutura física e espiritual - Portanto um dos primeiros elementos deve ser o da Integração. (O movimento está a serviço de uma pastoral que precisa de apoio - lembremos o papel itinerante e missionário de nosso movimento logo que nasceu o Decolores).
- Outro elemento fundamental que não deve faltar: A mística nasce do Livro de 'Vantuan' - Numa refeição é preciso combinar os diversos elementos da vida - Ao prepara rmos uma refeição, vários elementos entram em jogo. E quando sentamos à mesa nos deparamos com uma riqueza grandiosa de realidades que não nos apercebemos delas. Em sintese: busquemos a transformação de nossas realidades e a mudança pessoal, através do esforço e da convivência com o diferente.
Um terceiro elemento que caracteriza a riqueza - Os dons do Espírito Santo. O Espírito Santo move e transforma a vida pessoal, familiar e comunitária.
Lembremos do principio da carta de compromisso que os adolescentes escrevem para os pais no primeiro dia, lembremos do princípio da vida, um dom de muitas cores, lembremos dos ossos ressequidos que ganham vida na força vivificadora do Espírito.

Creio que com estes elementos uma boa logomarca nascerá.
INTEGRAÇÂO _ TRANSFORMAÇÃO/CONVERSÃO - UNIDADE/BÍBLIA SAGARADA - DIVERSIDADE

É preciso que a Logomarca tenha sempre um TEXTO bÍBLICO QUE A INSPIRE, que as mensagens do Decolores, com a sua inspiração Bíblica primeira oriente os criadores desta bela logomarca.
Contando com a colaboração de todos os envolvidos com Decolores!

Shalom!

Edna Cristina Mantovani Borges
Coordenadora MCC Apucarana



MEUS IRMÃOS CURSILHISTAS ESTAMOS NA SEMANA SANTA, MOMENTO DE REFLEXÃO E AGRADECIMNETO PELA PAIXÃO DO SENHOR POR CADA UM DE NÓS!!



PESSOAL DO DECOLORES!!! NÃO ESQUEÇAM, NÃO VAI TER PÓS NO 4º DOMINGO, POIS É PÁSCOA!! MAS A SEMANA SANTA É UM MOMENTO ESPECIAL, QUE SERVE DE MOTIVAÇÃO E ESPIRITUALIDADE!!


OLÁ PESSOAL! ESTAMOS NOS ENCAMINHANDO PARA CHEGAR AO ÁPICE DA NOSSA FÉ CRISTÃ - A RESSURREIÇÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!!!

OLÁ MEUS IRMÃOS NA FÉ E NA VIDA!! POR MOTIVO DE ESTARMOS ENTRANDO NO TRIDUO PASCAL, ESTAREI PARALIZANDO AS ATIVIDADES DO MEU BLOG!! MAS RETORNAREI IMPRESCINDÍVELMENTE NA SEGUNDA-FEIRA!!! BOA PÁSCOA PARA TODOS VOCÊS QUE NOS SEGUEM E QUE JESUS RESSUSCITE TODOS OS DIAS EM SUA VIDA E DE SEUS FAMILIARES!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário