domingo, 3 de abril de 2011

SHALOM!!! QUE NOSSO DEUS ABRA OS NOSSOS OLHOS PARA A VIDA E O AMOR NELE!!!

Evangelho (João 9,1.6-9.13-17.34-38)
Domingo, 3 de Abril de 2011
4º Domingo da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. 6E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. 7E disse-lhe: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando.
8Os vizinhos e os que costumavam ver o cego — pois ele era mendigo — diziam: “Não é aquele que ficava pedindo esmola?” 9Uns diziam: “Sim, é ele!” Outros afirmavam: “Não é ele, mas alguém parecido com ele”.
Ele, porém, dizia: “Sou eu mesmo!”
13Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. 14Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. 15Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: “Colocou lama sobre meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!”
16Disseram, então, alguns dos fariseus: “Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros diziam: “Como pode um pecador fazer tais sinais?”
17E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: “E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?” Respondeu: “É um profeta”.
34Os fariseus disseram-lhe: “Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?” E expulsaram-no da comunidade.
35Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: “Acreditas no Filho do Homem?” 36Respondeu ele: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” 37Jesus disse: “Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo”. Exclamou ele: 38“Eu creio, Senhor!” E prostrou-se diante de Jesus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


BREVE COMENTÁRIO:
Quantas vezes nós nos fazermos de cego diante dos insistentes pedidos de Jesus para que nos convertamos ou até perdoamos nossos irmãos! Mas nesse evangelho, Jesus mostra que Ele é a solução para a cegueira que nos perturba em nosso dia a dia. Sejamos então pessoas que encherguem a verdade e o amor de Deus nos outros! Amém!!


São Ricardo
3 de Abril

São Ricardo Com alegria contemplamos a vida de santidade do nosso irmão da fé São Ricardo, que hoje brilha no Céu como intercessor de todos os irmãos que peregrinam na Igreja terrestre.

Nascido em 1197, era pobre, teve dificuldade de estudar e perdeu muito cedo seus pais.

No seu tempo, Ricardo começou a ver a ignorância e superstição; ambição dos nobres; luxo do clero; regalismo do trono e decadência da vida monástica. Diante de sua realidade, não se entregou a murmurações e desânimos, mas como professor e reitor da Universidade de Oxford decidiu-se pela santidade, a fim de ser instrumento de renovação da Igreja na Inglaterra.

Unido aos frades franciscanos e dominicanos, Ricardo fez de tudo, - como leigo, sacerdote e bispo ordenado pelo Papa - para reverter a resistência do rei que não queria a sua ordenação e, de toda situação triste que acabava atingindo duramente o povo. São Ricardo, até entrar na Casa do Pai com 56 anos, por dois anos coordenou sua diocese clandestinamente, visitando pobres, doentes e fazendo de tudo para evangelizar e ajudar na santificação dos mosteiros, clero e nobres ingleses, isto principalmente depois que o rei se dobrou sob ameaça de excomunhão do Papa.

São Ricardo, rogai por nós!


Dinâmica: Mudando o rumo.
Objetivo: Dinâmica de Espiritualidade.
Criada por: Anderson Roberto - www.catequisar.com.br
Objetivo: Refletir sobre as "deficiências".


Participantes: Todos os presentes no encontro.
Primeiro passo:

Dividir os participantes em 4 grupos
• Primeiro grupo: vedar os olhos (cegos) ;
• Segundo grupo: tapar a boca (mudos) ;
• Terceiro grupo: amarrar as pernas, se possivel estar sentado em uma cadeira e amarrar as pernas do participante na perna da cadeira (paralíticos) ;
• Quarto grupo: observadores ("perfeitos") ;

Descrição:

1. Pedir para os participantes observarem com detalhe tudo aquilo que será feito.

2. Colocar uma vela sobre a mesa e acendê-la cuidadosamente. Deixar queimá-la por alguns segundos.

3. Em seguida, pegar um copo ou vidro transparente e, cuidadosa e lentamente, colocar sobre a vela. Aos poucos, ela se apagará.

4. Deixá-la assim e pedir que as pessoas falem o que sentiram ou observaram, quando viram a experiência.

Utilidade Pastoral
Palestras sobre:
• amizades possessivas;
• sentir-se preso/sufocado;
• fechamento em si mesmo;
• fechar-se à graça de Deus;
• superproteção, etc

Lição: Nada sobrevive, quando uma pessoa se sente prisioneira de alguém ou de si mesma.




EFEITOS DO BATISMO

Existe uma lenda que poderá nos ajudar a entender a eficácia do Sacramento do Batismo.

Havia um rei que tinha grande amor a seu povo. Muitas vezes, saía sozinho visitando os diversos arredores da cidade, a fim de ver o que se passava com seu súditos. Uma tarde, passadno por um bairro bastante pobre, encontrou um menino esfarrapado, macilento, coberto de chagas e com uma grande mancha negra na testa. Era um defeito de nascença. O rei, penalizado, aproximou-se da criança e lhe disse:

- Como se chamas?

- Eu não tenho nome - respondeu a criança.

- Como não tens nome? Quem são os teus pais?

- Eu não tenho pai nem mãe.

- Onde moras então? Onde dormes, te abrigas da chuva e da tempestade?

- Não tenho casa. Me abrigo embaixo das pontes ou das garagens de ônibus.

- Mas afinal de que te alimentas?

- Eu vivo dos restos que me dão.

O rei, profundamente impressionado ,tomou o menino pela mão e lhe disse:

- Venha comigo. De hoje em diante, terá pai e mãe, casa para morar e tudo quanto precisar para ser feliz.

Ao chegar no palácio real, entrou em seus aposentos e, chamando a esposa, entregou-lhe o menino, dizendo:

- Aqui trago mais um filho. É preciso dar-lhe um bom banho, vesti-lo com o traje real, curar-lhe as feridas e alimenta-lo bem, pois está muito fraco. Ele terá os mesmos direitos de usar o nosso nome e poderá sentar-se à nossa mesa. REceberá uma aprimorada educação e terá direito à herança.

O menino pobre foi lavado, recebeu as vestes reais, curou-se das feridas e foi introduzido na família real. A fim de que todos soubessem que era seu filho, o rei mandou fazer uma cirúrgia plástica para tirar-lhe a mancha negra da testa e gravar-lhe na fronte o sobrenome da família real. Porém, fez-lhe certas exigências:

- Você será considerado meu filho somente se for digno do nme que recebeu, isto é, se te comportares como filho do rei. Caso contrário, perderá todos os direitos.

A criança cresçeu usufruindo de todos os direitos e regalias que o pai lhe proporcionava. Porém, quando chegou na juventude, começou a trilhar maus caminhos. Abandonou a casa paterna e tornou-se ladrão e usuário de drogas, chegando a cometer criems que o levaram à prisão e até a condenação à morte.

Na prisão, os prisioneiros zombavam dele, dizendo:

- Tu, o filho do rei, na prisão? Nós caímos aqui porqeu somos uns pobres miseráveis. Nunca tivemos quem nos ensinasse a andar pelo caminho do bem. Mas você, que tinha tudo o que queria, que recebeu uma ótima educação, como pode chegar a ser condenado como nós? Isto é muito vergonhoso!

O filho unigênito do rei, compadecendo-se do seu irmão, que tanto amava, ofereceu-se para ir à prisão em seu lugar e dar a vida por ele. O pai, que também tinha um grande amor a este filho adotivo, deu o seu consentimento. E assim se fez: o filho do rei deu a sua vida pela vida do irmão. Por isso o pai o glorificou.



Esta lenda nada mais é do que um símbolo de nossa história pessoal. Nesse caso, o que significam os vários personagens e os diversos elementos dessa lenda?

- Deus é o rei, o Pai de toda misericórdia, que se compadece da miséria humana.

- Cristo é o filho único do rei. Ele se oferece ao Pai para dar a própria vida por seus irmãos.

- O menino pobre, somos nós que fomos salvos por Jesus.

- A mancha que a criança trazia na fronte é o pecado original com o qual nascemos manchados na alma.

- O nome que o Pai imprimiu em nós foi o nome de Cristão, que nos identifica como FILHOS DE DEUS.

- As chagas que foram curadas são os pecados pessoais daqueles que se batizam adultos, esses são apagados pela água batismal.

- A família que passamos a pertencer é a grande família dos filhos de Deus. - A Igreja.

- A mãe que recebemos é Maria, a Mãe de Deus, Mãe da Igreja e, portanto, Nossa Mãe.

- A veste real é a veste da graça santificante, que é a vida divina, habitação da Santíssima Trindade em nós.

- O banquete que somos convidados a participar é o Banquete Eucarístico.

O Batismo também nos dá diversos direitos:

- A recepção dos demais Sacramentos;

- A participação de todos os bens espirituais da Igreja;

- A herança de Deus, que é a Vida Eterna.

Quão grande é a nossa dignidade. Somos filhos e filhas do Rei e da Rainha do Universo. Assim, temos todos os direitos de filhos, especialmente a participação da natureza, da vida do próprio Deus.

Aquele, porém, era filho do Rei perante o mundo, mas em suas veias não corria sangue real, enquanto em nós, pelo Batismo, fomos mais elevados do que ele, pois em nossa alma e em nosso coração, circula a vida do Rei do Céu e da Terra. Somos da Família REal, por isso não devemos nos deixar levar por sentimentos de inferioridade.

Eis o nosso maior tesouro: o próprio Jesus nos ensinou a chamar Deus de Pai pela oração do "Pai-Nosso". Essa oração deveria fazer pulsar com intenso amor os nossos corações de Filhos de Deus.


TORTA DE MANDIOCA DA BRUNA DA ESCOLA JOVEM DE APUCARANA

INGREDIENTES: PARA A MASSA: 1kg de mandioca cozida/ 1 lata de creme de leite sem soro/ 1 colher(sopa) de margarina/ 2 ovos/ 50 gramas de queijo parmesão ralado/ sal a gosto
PARA O RECHEIO:molho de tomate temperado(azeite/1/2 cebola picada/ 3 dentes de alho amassados/ pimenta vermelha picada a gosto/ ervas e sal a gosto)/ 400 gramas de queijo mussarela ralado/ 250 gramas de presunto cortado em tiras.

MODO DE PREPARO:
PARA A MASSA:
Amasse 1 kg de mandioca cozida ou passe na máquina de moer ou processador. Misture os outros ingredientes.Ela deve estar ainda quente para juntar os outros ingredientes e formar uma massa homogênea de textura mole.
PARA O RECHEIO:Unte o refratário retangular (32cm x 22cm x 4cm) com margarina, coloque metade da massa de mandioca, omolho de tomate temperado, 400 gramas de queijo mussarela ralado e 250 gramas de presunto cortado em tiras. Depois, cubra com a outra metade da massa de mandioca. polvilhe queijo parmesão ralado. Leve ao forno por mais ou menos 20 minutos em 180°C.

OUTRAS SUGESTÕES DE RECHEIOS:Frango desfiado com molho de tomate, ervas e tempero a gosto; Carne moída; Carne seca...


OS JOVENS CURSILHISTAS EM MAIS UMA REUNIÃO PARA PREPARAR AGENDA DOS PRÓXIMOS MESES!!


OLHA A POSE PARA A FOTO OFICIAL!!! TODOS COMO SEMPRE SUPER FELIZES POR MAIS UMA REUNIÃO REALIZADA E COM SUCESSO!!! AGORA É CUMPRIRA RISCA O PROGRAMADO! UM AGRAÇO GRANDIOSO A TODOS!! PARECE A MESMA FOTO MAS NÃO!! ACHE O ERRO DO JOGO!!! SRRSRSRS!


FOTO OFICIAL DA VISITA NA CASA DO JOÃO SONINHO, NA QUAL TODOS OS AMIGOS FIZERAM A FESTA!!!!


ESTA FOTO É A DA BAGUNÇA!! VEJAM O POVO DANDO TRABALHO AOS PAIS DO JOÃO!!!


ESTA É HILÁRIA!! VEJAM O NOVO "MOTOBICICLETISTA" GUSTAVO NAKANO!! ISSO É QUE É SEGURANÇA AO ANDAR DE BICICLETA!!!


OLHA SÓ O POVO VICIADO EM PLAY STADUIM!!! NEM SEI ESCREVER!! MAS É AQUELE JOGO DE FUTEBOL NO COMPUTADOR!! OLHA A CARA DOS DOIDÕES!!


AQUI NÓS TEMOS O JOÃO, COLEGA DO SONINHO DA FACULDADE! ELE SÓ VEM BUSCAR O TRABALHO E MAIS NADA!! FOLGADO, NÃO??! SRSRSRS!!! NO FUNDO TÁ A MÃE DO SONINHO SÓ OBSERVANDO A BAGUNÇA!!!

Um comentário: